class main AboutMe { exec(); }
Ao bom estilo "eu sei, mas não digo nada" eis que o nosso estimado Rei decidiu que ainda não estava na altura de falar. Além disso, faz queixinhas aos jornalistas afirmando que o encostaram à parede sem tempo para tomar medidas preventivas (fonte).
Ora bem, que saiba Belém continua em Portugal correcto? Alias, mesmo se ficasse em New York, ainda tinha a hipótese de ler isto. Surge, como é óbvio a pergunta clara: mas onde é que este gajo anda? Talvez esteja demasiado ocupado a actualizar o twitter da presidência com visitas e inaugurações da treta ou preocupado com a imagem de figura papal que tanto gosta de nutrir. Ou mais uma vez estamos perante um caso de cegonha presidencial?

E que tal fazer um pequeno resumo dos últimos acontecimentos, isso é, desde do inicio do segundo mandato do Mister President:
  • Quarta 9 de Março: discurso de tomada de posse do Cavaco


  • Quinta 10 de Março:
    - Em Bruxelas, Sócrates é encostado à parede, leva um puxão de orelhas da Merkel e do Barroso.
  • Sexta 11 de Março:
    - Em Bruxelas, Sócrates apresenta o PEC 4 e o comissário europeu Olli Rehn congratula Portugal pelas novas medidas.
    - No nosso burgo, o Pedro Passos Coelho insurge-se na televisão contra estas novas medidas - Não foi avisado e ficou chateado com isso. Resultado: promete chumbar o PEC 4.
  • Fim de semana 12 e 13 de Março: avisos de greves dos camionistas, metro e afins. Analistas de fim de semana falam da novas medidas. Inclusive o Marcelo na TVI que mete o pé na poça afirmando que até as pensões mínimas vão ser afectadas.
  • Segunda 14 de Março:
    - Os mercados reagem positivamente, a bolsa Portuguesa e Espanhola são as únicas com tendências positivas quando o resto da Europa afunda-se (fonte). Além da bolsa, os juros da dívida (aquela coisa chata que está quase nos 8%) por sua vez aliviaram.
    - Sócrates explica-se na televisão à partir de São Bento. Vende o peixe dele, explica vagamente o PEC 4, pede desculpa por não ter dito nada.
  • Terça 15 de Março:
    - O ministro dos assuntos parlamentares (Jorge Lacão) avisa que o PEC 4 vai ser apresentado e debatido na assembleia da republica, porque terá de ser apresentado o documento oficial em Abril na comissão Europeia (fonte).
    - PPC (Pedro Passos Coelho) lança mais um discurso abrasivo contra o governo e reafirma que o PSD não vai à bola com o PEC 4.
    - Sócrates o regresso, desta vez na SIC. Aula nº2 sobre o PEC 4.
    - A bolsa reage negativamente ao ambiente político hostil.
  • Quarta 16 de Março:
    - Leilão da dívida soberana. Nem tudo corre mal, apesar da Moody ter baixado de dois valores ao rating de Portugal no dia anterior.
    - Politicamente, curiosamente, só o Teixeira dos Santos é que foi abrir a boca. Foi incumbido de apresentar o PEC 4, Falou do Leilão, da Moody, TGV e terminou no PSD. Faz sentido.
  • Quinta 17 de Março:
    - Fez agora uma semana que o Cavaco é novamente presidente. Tirando as actualizações no Twitter, ficamos a saber pouco mais do mesmo (tweet 1 | tweet 2)
    - O PPC foi a Belém fazer queixinhas ao presidente. Voltou a expressar que não vai ajudar o governo, passo a citar: "O PSD não está disponível para ajudar o governo a descalçar esta bota que o próprio calçou". Colando claramente o Sócrates e o Cavaco em xeque.
    - A bolsa acaba no vermelho.
  • Sexta 18 de Março:
    - Guerra PS vs PSD: agora é confusão geral, até o Francisco Assis já vem com beca beca e acusa o PSD de estar a criar uma crise política.
  • Fim de semana 19 e 20 de Março:
    - Sócrates avisa que não está disponível (demite-se) se o FMI entrar.
    - O jornal Expresso avança que Portugal está em quarto lugar no aumento da divida pública relativamente ao PIB nos últimos 10 anos.
    - O Governo vai à assembleia entregar o documento do PEC 4 e aproveita para reiterar que está disposto a negociar. Cerca de 30 minutos depois, o PSD continua com cara de poucos amigos e afirma que vai mesmo seguir a via da crise política.
  • Segunda 21 de Março:
    - PPC arrisca grosso ao tentar aliar-se aos mercados e explica-lhes como poderá o PSD além de resolver o problema económico.
    - Sócrates recebe os amigos políticos para discutirem o PEC 4 e assuntos europeus. Aproveitou a deixa para encostar à parede (ou deixar uma porta aberta?) os dirigentes dos partidos da oposição. Se o PEC 4 não passar nem com vaselina, então ele deixaria o poder.
    - PPC vai dar cabo do coiro ao Sócrates em São Bento. Ameaça que vai mesmo mandar o PEC 4 pás urtigas e que o Sócrates é que deu cabo da amizade que tinham e que agora já não confia nele e mesmo com o golfe com o IVA a 6% que pode esquecer os percursos dos campos de golfe em Vilamoura.
    - Jorge Lacão junta-se a Sócrates e defende o tacho dele e afirma que o PSD está a empurrar o país para o FMI. Aproveita e apela para o sentido da responsabilidade política por parte do PSD.
  • Terça 22 de Março:
    - Depois de tentar criar novos amigos nos mercados, desta vez é com os outros partidos que o PPC tenta criar amizades. Alias, já se imagina com o cargo de primeiro ministro e avança que irá fazer uma campanha pela positiva.
    - Sócrates recebe os parceiros sociais (patrões, sindicatos) para preparar o conselho europeu. E deixa em aberto a possibilidade de representar Portugal já com a rescisão de contrato assinada (fonte).
    - Os mercados reagem muito negativamente ao cenário de crise política total, FMI e eleições antecipadas. A queda da bolsa em Lisboa apresenta a pior queda das bolsas mundiais.
    - Voltamos onde este post começou. Na véspera da votação do PEC 4 na assembleia, Cavaco (pois...) acaba por abrir a boca enquanto realizava as suas habituais actualizações no Twitter nas comemorações do centenário da Universidade do Porto.
Resumindo:
Perguntas ao Cavaco:
  1. Quanto tempo é necessário demorar uma crise política para que a sua majestade tenha disposição para agir de forma preventiva?
  2. A reactividade e pro-actividade do presidente da republica não foi tema de campanha? Ou a ausência de actividade visível é na realidade reactividade invisível?
  3. Em que gruta é que vives? É que pelo panorama, sou bem capaz de também querer viver isolado da trapalhada política que atinge o nosso burgo.
Perguntas ao Sócrates:
  1. Sócrates, a tua imagem está gasta. Mas para mim continuas o mal menos pior. No entanto, não andas a vender o FMI como sendo o bicho papão? É que ele já cá esteve e sobrevivemos...
  2. Boa jogada! Ganhas em todas as frentes. Fizeste boa figura em Bruxelas, quando o FMI entrar já não vais cá estar para seres responsabilizado. Com a vantagem de poderes dizer que foi a tua luta pelo PEC 4 e contra o FMI que te levou à saída. Não achas que esta tua saída é mais uma happy end do que uma derrota?
  3. Com o PPC no poder e com a tua imagem gasta, será que vais continuar a lutar pelo país? Ou vais fazer-te de lua: eclipsas-te.
Perguntas ao PPC:
  1. Oube lá, quem és tu pá? Um zé ninguém que foi levado ao colo para limpar a Ferreira Leite do partido. Não achas que tens um pouco para aprender antes de te mandares para o cargo de primeiro ministro?
  2. Qual é tua cena? Coca, ganza, LSD? Explica-me que não percebo como é que alguém quer subir num tronco rachado.
  3. Quanto tempo achas que vais durar no governo? 
Perguntas aos resistentes que leram até ao fim:
  1. O que acham da situação económica e política do país? Serei o único a ver um prisma de cores em escalas de cinzentos?


5 comentários | Publicado por Ruben Alves @ 23/03/11 06:40

Sofia@ 2011-03-23 (9:18:26)
Desde que nasci que o Cavaco anda nestas lides de PM e agora PR. Odeio o gajo, portanto a minha opinião jamais será imparcial. Para mim o gajo foi o pior PM dos últimos anos e é o pior PR da história.

Quanto ao resto da situação, o FMI é de facto um bicho mau. Se eles viessem para cá, não teríamos o IVA a 23%, de certo (30% talvez). Teríamos medidas a sério que nos deixariam no fosso completo. Se calhar era mesmo deste tipo de medidas que necessitariamos, mas na minha opinião, estes PECs só pecam por tardia.
Mais, julgo que seria de bom tom mandar embora todos os funcionários públicos que não produzem. Apertar com a fuga ao fisco.

Além de tudo isto, julgo que lá de cima deveria ser transmitida a mensagem de que a responsabilidade de controlo do que se passa entre nós (e.g. fugas ao fisco, recebimentos indevidos de subsídios, etc.) devia ser também nossa responsabilidade. Deviam ser efectuadas campanhas para incentivar a denúncia de situações irregulares, incentivar para que as pessoas peçam sempre factura em qualquer estabelecimento a que se dirijam. A responsabilidade é de cada um de nós. É mais fácil eu saber o que se passa em casa do meu vizinho do que o estado/governo. Portanto, toca a arregaçar as mangas e AO TRABALHO!

Pedro Timóteo@ 2011-03-23 (9:34:12)
Gostei; está um excelente post. E concordo que o Sócrates é de longe o mal menor, e que o PSD está a fazer aquilo que os republicanos têm feito nos States desde 2008: fazer tudo para prejudicar o país, sabendo que o povo é tão estúpido que vai culpar o governo na mesma.

Uma questão: o Cavaco (assumindo que o quisesse) pode fazer alguma coisa contra o PPC neste momento? É que dá-me a ideia que os poderes dele se resumem a dissolver o governo...

NoFait@ 2011-03-24 (9:53:46)
LCD? Que tipo de droga é essa? :)

NoFait@ 2011-03-24 (9:55:51)
Já agora... Em resposta à ultima pergunta: Revolução ou Emigração! É como eu vejo a m*rda do país...
Uma dessas duas coisas é a resposta.

Ruben Alves@ 2011-03-29 (0:43:20)
NoFait: Muito bom! hahaha
Escrever um comentário ao texto: "en.cavaca.DoS"
Nome*:
E-mail*:
Página web
(não obrigatório):
"Quanto dá dez mais Catorze"
(Resposta: 20,22 ou 24?)*:
Mensagem*:


  ÚLTIMO MÊS: Agosto 2011

  Sobre.Pessoas.pt (21/08/11)
  Pensamento.dia.em.pleno.Agosto.pt (18/08/11)
  E foi assim que... (18/08/11)
  Julho.em.Imagens.2011 (18/08/11)

  TEXTOS EM ALTA!

  iPhone5 - my predictions.com (07/03/11)
  parvo.que.sou.pt (22/02/11)
  2G,3G,4G e agora 5G! (08/02/11)
  Novo.Projecto:Pedra-alta.com (01/02/11)
  website.updates-status-v1.pt (30/01/11)



FOTOGRAFIA ALEATÓRIA: Desespero

Desespero

Ruben... Quem sou? Nascido em Novembro de 1980, Sagitáriano puro e duro com ascendente Aquário. Sou canhoto, adoro arte, computadores, fotografia, redes, programação, design, música. Odeio futebol, bacalhau e injustiça.

Neste momento sou um Jovem de 30 anos, curioso pela vida, curioso por tudo o que mexe, tudo que respira, que faça ruídos. Encanto-me facilmente com uma gota de água a bater no vidro mas não fico impressionado com um Ferrari. Gosto das coisas simples da vida, um olhar, um sorriso, um simples gesto. Adoro amar, como gosto de ser amado. Não troco o meu leitor DVD por uma PlayStation, no entanto trocaria um filme por uma bela fotografia.

Não sou complexo, apenas perplexo... tudo depende do ponto de vista.

[...] Farto de escrever... | pausa II

~~~


No meio de tudo isto, tenho este lugar cibernético. Um recanto pontualmente actualizado, apontado como um blog, mantenho a minha ideia que antes de ter esta pretensão, considero que é antes de mais nada um simples sítio web onde escrevo, descrevo, apresento, coloco perguntas, dúvidas e afirmações. Com os textos, coabitem vários espaços representativos do meu Espaço.

Talvez seja o lugar mais sensato para me conhecer... Ou pelo menos, iniciar-se nesta longa viagem que é o meu Ser...
[...] Farto de escrever..| stop .

Correio.electrónico:
mail AT ruben-alves PONTO com

Telefone:
919.181.***

A minha Página no Twitter.


creative commons