class main AboutMe { exec(); }
E foi assim que desde de ontem à noite pelas 22h20 GMT (00h20 hora local) que o Egipto mergulho no abismo digital. Com uma simples ordem, todas as ligações in/out foram simplesmente cortadas.
Não me recordo de tal feito. Cortar serviços tipo youtube, twitter ou facebook era trivial, banal, até que já ninguém liga a isso. Agora cortar simplesmente TUDO, é simplesmente algo que não me recordo de ter acontecido na "curta" história da Internet. Mubarak, é o rei incontestável do burgo e de tal forma, acabou por também pedir às operadoras móveis para cortar nas telecomunicações moveis.
Ora pimba, dois em um! Ninguém fala, ninguém pode comunicar e termina assim de forma muito democrática qualquer tipo de rebelião. Um acto, sem dúvida cheio de sabedoria e inteligência.

Segundo, a Abor Networks  a torneira foi mesmo cortada a 17h20 EST (isto de trabalhar em vários fusos horários é uma complicação), por volta da 1 da manhã (hora local), todos os Egípcios deixaram de pingar o mundo.



Segundo a bgmon.net, esta manhã às 4h00 (hora local) foram cerca de 26 AS (autonomous system)  a desaparecerem, 2576 rotas (num total de 2903) que volatilizaram-se. Corresponde a um total de 88% de rotas simplesmente mortas.


http://bgpmon.net/blog/?p=450

Claro que estes dados correspondem ao que o mundo consegue ver sobre rotas de fora para dentro. Desligar uma fibra óptica antes ou depois do router (AS) pode criar alguma variação sobre estes dados.

Outro gráfico interessante de analisar é o da Renesys. Basicamente mostram o mesmo: o número de rotas que deixaram de responder. Mas o número é pouco diferente. Enquanto num morreram 2576 rotas, noutro são um pouco mais do que 3500. Ficamos sem perceber o que aconteceu às cerca de mil rotas.



De qualquer modo, é importante realçar que virtualmente todo o Egipto está sem Internet. Todo? Pois, segundo ambos gráficos, sobrou uma operadora: Noor Data Networks. Curiosamente, o site da Bolsa Egípcia está alojado nesta operadora: http://www.egyptse.com. É estranho com o elemento que fez disparar a talvez-revolução, acabe por ser dos poucos que ainda lhe resiste...

Sem comentário, seja o primeiro! | Publicado por Ruben Alves @ 28/01/11 18:34
Escrever um comentário ao texto: "Vá, agora vamos desligar a net e vão todos para casa.eg"
Nome*:
E-mail*:
Página web
(não obrigatório):
"Quanto dá dez mais Catorze"
(Resposta: 20,22 ou 24?)*:
Mensagem*:


  ÚLTIMO MÊS: Agosto 2011

  Sobre.Pessoas.pt (21/08/11)
  Pensamento.dia.em.pleno.Agosto.pt (18/08/11)
  E foi assim que... (18/08/11)
  Julho.em.Imagens.2011 (18/08/11)

  TEXTOS EM ALTA!

  iPhone5 - my predictions.com (07/03/11)
  parvo.que.sou.pt (22/02/11)
  2G,3G,4G e agora 5G! (08/02/11)
  Novo.Projecto:Pedra-alta.com (01/02/11)
  website.updates-status-v1.pt (30/01/11)



FOTOGRAFIA ALEATÓRIA: La Portilla

La Portilla

Ruben... Quem sou? Nascido em Novembro de 1980, Sagitáriano puro e duro com ascendente Aquário. Sou canhoto, adoro arte, computadores, fotografia, redes, programação, design, música. Odeio futebol, bacalhau e injustiça.

Neste momento sou um Jovem de 30 anos, curioso pela vida, curioso por tudo o que mexe, tudo que respira, que faça ruídos. Encanto-me facilmente com uma gota de água a bater no vidro mas não fico impressionado com um Ferrari. Gosto das coisas simples da vida, um olhar, um sorriso, um simples gesto. Adoro amar, como gosto de ser amado. Não troco o meu leitor DVD por uma PlayStation, no entanto trocaria um filme por uma bela fotografia.

Não sou complexo, apenas perplexo... tudo depende do ponto de vista.

[...] Farto de escrever... | pausa II

~~~


No meio de tudo isto, tenho este lugar cibernético. Um recanto pontualmente actualizado, apontado como um blog, mantenho a minha ideia que antes de ter esta pretensão, considero que é antes de mais nada um simples sítio web onde escrevo, descrevo, apresento, coloco perguntas, dúvidas e afirmações. Com os textos, coabitem vários espaços representativos do meu Espaço.

Talvez seja o lugar mais sensato para me conhecer... Ou pelo menos, iniciar-se nesta longa viagem que é o meu Ser...
[...] Farto de escrever..| stop .

Correio.electrónico:
mail AT ruben-alves PONTO com

Telefone:
919.181.***

A minha Página no Twitter.


creative commons