class main AboutMe { exec(); }
Mesmo longe dos Americanos e das suas leis parvas, existem leis que acabam por atravessar o oceano e do dia para o outro, o Jailbreak ao iPhone/iTouch passou a ser legal nos Estados Unidos (bem como ripar DVD's por exemplo). Bem que a Apple já andava a chatear com teorias bla bla bla, afinal, tiveram que engolir em seco, mas tivemos direito ao aviso: atenção meninos, podem legalmente desbloquear os vossos iPhones, iPods e iPads, mas podem perder a garantia.

Nós por cá, como não existe uma lei especifica, antes não era legal ou ilegal, existia um vazio legal que continua a existir, mas agora temos mais ferramentas para o fazer Jailbreaks. Antigamente os programinhas andavam escondidos. Alguns sites nem permitiam o download directo, só mesmo apontavam outros sítios por referênciação ou por hiperligação. Todos andavam cagadinhos de medo que a mão pesada da Apple viesse dar cabo do esquema.

Mas agora, com esta lei, todos publicam alegremente a notícia, alguns, blogs  e sites vão ao ponto de colocar o artigo de lei. É bem, finalmente o povo americano sente-se um pouco mais livre (mazel tov), parabéns para eles! E pronto, na euforia da loucura das coisas parvas que se fazem, hoje os meninos do iPhone Dev-Team lançaram o jailbreakme.com. E pronto, a partir de hoje, até a minha mãe pode Jailbreakar  enquanto vê a Sic Notícias sentada no seu sofá. A partir de agora, o SSH , terminal, repositórios com programas pirateados, programas banidos da Apple Store estão na selva digital acessível a  todos. Isso é, tornou literal a expressão: "Fazer um Jailbreak a cagar" (é o Luis Miguel Silva que vai ficar feliz :P - Um abraço moço!). Quando li a notícia a primeira coisa que me veio a mente foi: "Ak47's for everyone" (concordo, é rebuscado... Mas quem jogou Command And Conquer Generals sabe certamente do que estou a falar). Atenção, não é que ache mal a ideia do jailbreakme ou mesmo o conceito de simplificar processos que nem sempre eram simples (ainda recordo com saudades o meu primeiro jailbreak que só permitia ser feito numa linha de comandos). O que não acho normal é o seguinte:
  • Usam o Safari para fazer Jailbreak. Basicamente, usam uma página web para ganhar acesso root ao iQualquer-coisa através de um exploitzinho (o que não era coisa recente, até porque existem vários).
    Agora imaginem que tem a vossa vida no iPhone, e que uma simples página web, consegue o acesso aos vossos dados pessoais sem o vosso consentimento. Pior ainda, por o iPhone a enviar a vossa posição GPS de minuto a minuto... Pronto, de qualquer forma, o que sabemos é que o Jailbreak permite instalar o cydia e outras aplicações super buéda fixe meu, logo, siga em frente. Só digo uma coisa: se os gajos da Dev-Team conseguem programar usar e abusar das falhas de segurança do iPhone desde de sempre, o quê que os impede fazer o resto do trabalho? Nunca ninguém faz nada de borla... 
  • A quantidade abismal de repositórios, aplicações, themes e coisas estranhas que não servem para nada disponível no Jailbreaked world.
    "Porreiro pá" já dizia o nosso amigo. Agora, vamos supor que os meninos da Dev-Team por acaso são gajos fixes e até o código deles não faz nada de mal para o utilizador. O quê que impede aos programadores destas aplicações tão fixes em ownar o equipamento?
  • Hello Apple? Temos um buraco... E não é de ontem!
  • Será que a segurança tem um significado para esta gente ou sou apenas eu que tenho a mania das coisas seguras? A popularidade de um sistema acaba por sempre por atrair a atenção...
Da mesma forma como ainda há dias dei uma dica para googelar em segurança, hoje venho com uma excelente dica, firewall, antivirus, spam-free, solução genial para terem telemóveis menos inseguros: ISTO! Merci qui? Hum? Mais seriamente, creio que cada vez é necessário tomarmos consciencia que os equipamentos digitais não só trazem dependência desnecessária no nosso dia-à-dia, como também demasiada tecnologia mata a tecnologia. E é nestas frases inspiradoras de sabedoria de sofá que vou retirar-me. Pois, acabei de encontrar um site que explica o problema do Mobile Terminal no ios4.



Sem comentário, seja o primeiro! | Publicado por Ruben Alves @ 02/08/10 22:00
Escrever um comentário ao texto: "Jailbreaking is legal - And now?"
Nome*:
E-mail*:
Página web
(não obrigatório):
"Quanto dá dez mais Catorze"
(Resposta: 20,22 ou 24?)*:
Mensagem*:


  ÚLTIMO MÊS: Agosto 2011

  Sobre.Pessoas.pt (21/08/11)
  Pensamento.dia.em.pleno.Agosto.pt (18/08/11)
  E foi assim que... (18/08/11)
  Julho.em.Imagens.2011 (18/08/11)

  TEXTOS EM ALTA!

  iPhone5 - my predictions.com (07/03/11)
  parvo.que.sou.pt (22/02/11)
  2G,3G,4G e agora 5G! (08/02/11)
  Novo.Projecto:Pedra-alta.com (01/02/11)
  website.updates-status-v1.pt (30/01/11)



FOTOGRAFIA ALEATÓRIA: A "Minha" Cidade do Porto

A

Ruben... Quem sou? Nascido em Novembro de 1980, Sagitáriano puro e duro com ascendente Aquário. Sou canhoto, adoro arte, computadores, fotografia, redes, programação, design, música. Odeio futebol, bacalhau e injustiça.

Neste momento sou um Jovem de 30 anos, curioso pela vida, curioso por tudo o que mexe, tudo que respira, que faça ruídos. Encanto-me facilmente com uma gota de água a bater no vidro mas não fico impressionado com um Ferrari. Gosto das coisas simples da vida, um olhar, um sorriso, um simples gesto. Adoro amar, como gosto de ser amado. Não troco o meu leitor DVD por uma PlayStation, no entanto trocaria um filme por uma bela fotografia.

Não sou complexo, apenas perplexo... tudo depende do ponto de vista.

[...] Farto de escrever... | pausa II

~~~


No meio de tudo isto, tenho este lugar cibernético. Um recanto pontualmente actualizado, apontado como um blog, mantenho a minha ideia que antes de ter esta pretensão, considero que é antes de mais nada um simples sítio web onde escrevo, descrevo, apresento, coloco perguntas, dúvidas e afirmações. Com os textos, coabitem vários espaços representativos do meu Espaço.

Talvez seja o lugar mais sensato para me conhecer... Ou pelo menos, iniciar-se nesta longa viagem que é o meu Ser...
[...] Farto de escrever..| stop .

Correio.electrónico:
mail AT ruben-alves PONTO com

Telefone:
919.181.***

A minha Página no Twitter.


creative commons