class main AboutMe { exec(); }
A ordem desta lista não tem qualquer significado, foi simplesmente escolhido aleatoriamente. E a sorte (ou o azar) levou-me ao site da Partido Comunista Português. E aí Atenção! Temos revolução! Aqui vai  o meu levantamento:

PCP – O partido que gosta dos velhos com óculos tipo fundo de garrafa:
Quem entrar no site do PCP tem logo uma forte impressão de movimento, de força, de vida. Pois claro, com a imagem desfocada da festa do avante, a grande quantidade de vermelho, a própria leitura em Z consegue funcionar muito bem neste sentido. Consegue-se rapidamente ter uma ideia geral do conteúdo sem ler uma única frase... Pois, o problema é quando vão querer ler. Com um tamanho de letra pata de mosca, o Gabinete de Informática do DEP/PCP quis mesmo assegurar-se que só os mais novos (e mesmo assim) conseguissem terem acesso aos conteúdos. Para os restantes, sobra os títulos, imagens e pouco mais.

No entanto, é de destacar o bom gosto geral do sítio web. Está tudo bem no seu lugar, tudo alinhado, os conteúdos e sua ordem fazem sentido. Aqui temos um pouco de tudo, uma agenda funcional e prática (com resumos), multimédia, newsletter, motor de pesquisa, até RSS temos!

Na prática, temos um site em Joomla (sim sim, opensource no PCP, e vão ver como não é o único...) com um servidor Linux a correr Apache 2.2.11 (aie segurança...), com um ordenado conhecido de 800€, o Jerónimo prefere-se fazer-se de poupadinho. Apesar de eu não gostar nada dos Joomla's e similares, confesso que é uma solução gratuita que funciona bem. Por isso, penso que seja de louvar.

Paralelamente a tudo isto, temos um site que na prática é um camião tir. Com cerca de 433Kb só para carregar a página inicial, certamente que os visitantes não poderão ter um modem 56K quando forem visitar o sítio web do PCP.

Resumindo, o www.pcp.pt é um bom site, bem construído, bem pensado e que transmite toda a ideia do partido logo nos primeiros segundos. No entanto, deveriam oferecer uma lupa e um modem ADSL a todos os visitantes.

Nota: eu sei que disse que apenas iria falar da página inicial. Mas a carne é fraca e tive de clicar em algumas hiperligações. Então não é que o resto do site é uma treta? Perde-se toda a homogeneidade da página inicial, encontramos hiperligações que vão dar a mini-sites (ex.: comunic.pcp.pt) todos desformatados, sem respeitar o modelo da página inicial, onde cada página tem o seu tamanho de letra, sem cuidados e com gráficos pirosos.

Vem aí outra boca foleira: será que o PCP é como o seu website: bonito por fora e salada Russa por dentro?

Nota geral: 6/10 (iam tão bem a caminho do 8...  Mas fogo, tal como Estaline, tenho de mostrar alguma intransigência com a confusão do restante website – Vá meninos, mais um pouco de consistência).




Nota: este texto faz parte de um conjunto de 4 textos relacionados:

Sem comentário, seja o primeiro! | Publicado por Ruben Alves @ 08/09/09 01:26
Escrever um comentário ao texto: "websites.dos.partidos:PCP.pt"
Nome*:
E-mail*:
Página web
(não obrigatório):
"Quanto dá dez mais Catorze"
(Resposta: 20,22 ou 24?)*:
Mensagem*:


  ÚLTIMO MÊS: Agosto 2011

  Sobre.Pessoas.pt (21/08/11)
  Pensamento.dia.em.pleno.Agosto.pt (18/08/11)
  E foi assim que... (18/08/11)
  Julho.em.Imagens.2011 (18/08/11)

  TEXTOS EM ALTA!

  iPhone5 - my predictions.com (07/03/11)
  parvo.que.sou.pt (22/02/11)
  2G,3G,4G e agora 5G! (08/02/11)
  Novo.Projecto:Pedra-alta.com (01/02/11)
  website.updates-status-v1.pt (30/01/11)



FOTOGRAFIA ALEATÓRIA: A tua espera

A tua espera

Ruben... Quem sou? Nascido em Novembro de 1980, Sagitáriano puro e duro com ascendente Aquário. Sou canhoto, adoro arte, computadores, fotografia, redes, programação, design, música. Odeio futebol, bacalhau e injustiça.

Neste momento sou um Jovem de 30 anos, curioso pela vida, curioso por tudo o que mexe, tudo que respira, que faça ruídos. Encanto-me facilmente com uma gota de água a bater no vidro mas não fico impressionado com um Ferrari. Gosto das coisas simples da vida, um olhar, um sorriso, um simples gesto. Adoro amar, como gosto de ser amado. Não troco o meu leitor DVD por uma PlayStation, no entanto trocaria um filme por uma bela fotografia.

Não sou complexo, apenas perplexo... tudo depende do ponto de vista.

[...] Farto de escrever... | pausa II

~~~


No meio de tudo isto, tenho este lugar cibernético. Um recanto pontualmente actualizado, apontado como um blog, mantenho a minha ideia que antes de ter esta pretensão, considero que é antes de mais nada um simples sítio web onde escrevo, descrevo, apresento, coloco perguntas, dúvidas e afirmações. Com os textos, coabitem vários espaços representativos do meu Espaço.

Talvez seja o lugar mais sensato para me conhecer... Ou pelo menos, iniciar-se nesta longa viagem que é o meu Ser...
[...] Farto de escrever..| stop .

Correio.electrónico:
mail AT ruben-alves PONTO com

Telefone:
919.181.***

A minha Página no Twitter.


creative commons