class main AboutMe { exec(); }
Este mês é o mês da ciência! Pelo menos no que me diz respeito. Digo isso principalmente porque depois de ter estado em na Noite do Investigador 2008, tivemos duas descobertas científicas feita por Portugueses! E essa hein?
Pois é! E apesar da super crise financeira, reparei que as notícias ligadas a ciência são sempre notícias positivas. De certa forma fazem-nos sentir melhor porque ficamos mais tranquilos, acho que todos pensamos algo do tipo:

Notícia- “Ah e tal, foi descoberto uma cura que atrasa e limita o virus HIV
Na tua cabeça - “Fixe, estes gajos são mesmo bons. Descobrem mesmo tudo, se um dia tiver uma doença, de certeza que haverá uma cura... Posso viver despreocupado e feliz.” -  E la vai o nosso homenzinho feliz da vida continuar a sua vidinha.

Melhor do que isso, é mesmo quando a descoberta é realizada por Portugueses. Aí, sentimos o mesmo que no ponto anterior e mais um elevado orgulho patriótico!

Mas voltando ao sentimento de bem estar, é curioso a forma como este tipo de notícias quebram o ritmo das notícias desastrosas da TVI. É a bolha de ar semanal (sim, este mês tem sido uma por semana). Quase que aposto, que até Sexta-feira ainda teremos outra notícia do ramo.

O mais interessante é que os maiores centros de investigação como IGC, IMM, ITQB, IPATIMUP, IBMC and so on produzem realmente conteúdo para a produção científica mundial. E isso faz notícias, os jornalistas sabem disso e ainda bem. Outro factor interessante, que poderei comparar é por exemplo o caso do Digg.com. Se forem a ver, tirando as super notícias dramáticas, há uma secção chamada “General Science” onde o tipo de notícias é da mesma ordem que as notícias que descrevo acima.

A ciência assume  cada vez mais um papel de "explicadora das coisas" em massa, onde é sempre a realidade é posta em causa e construída com novos elementos. Talvez seja um abuso comparar isso com religião; mas já não seria o primeiro a fazê-lo. Os médias fazem da ciência um ponto positivo no dia-a-dia, uma ancoragem positiva aos dramas diários, esperança num mundo visto e retratado num universo caótico. A ciência é mesmo isso, uma esperança para todos.

É estranho que por um lado temos um estado Português que entendeu o quanto é importante apostar na ciência, aumenta e trata relativamente bem os seus cientistas, e por outro temos o oposto com os Estados Unidos que simplesmente cortam quase tudo o que são financiamentos ligados à investigação.
Poderia pintar uma bela metáfora deixando a imagem de que os nossos amigos do outro lado do Atlântico simplesmente cortaram a esperança dos Americanos remetendo-os à única fonte de esperança já secular: a religião.
Para um estado de massas, temos de concordar que até é conveniente...



Sem comentário, seja o primeiro! | Publicado por Ruben Alves @ 14/10/08 17:44
Escrever um comentário ao texto: "Ciência.para.todos.pt"
Nome*:
E-mail*:
Página web
(não obrigatório):
"Quanto dá dez mais Catorze"
(Resposta: 20,22 ou 24?)*:
Mensagem*:


  ÚLTIMO MÊS: Agosto 2011

  Sobre.Pessoas.pt (21/08/11)
  Pensamento.dia.em.pleno.Agosto.pt (18/08/11)
  E foi assim que... (18/08/11)
  Julho.em.Imagens.2011 (18/08/11)

  TEXTOS EM ALTA!

  iPhone5 - my predictions.com (07/03/11)
  parvo.que.sou.pt (22/02/11)
  2G,3G,4G e agora 5G! (08/02/11)
  Novo.Projecto:Pedra-alta.com (01/02/11)
  website.updates-status-v1.pt (30/01/11)



FOTOGRAFIA ALEATÓRIA: A Luz sempre aparece...

A Luz sempre aparece...

Ruben... Quem sou? Nascido em Novembro de 1980, Sagitáriano puro e duro com ascendente Aquário. Sou canhoto, adoro arte, computadores, fotografia, redes, programação, design, música. Odeio futebol, bacalhau e injustiça.

Neste momento sou um Jovem de 30 anos, curioso pela vida, curioso por tudo o que mexe, tudo que respira, que faça ruídos. Encanto-me facilmente com uma gota de água a bater no vidro mas não fico impressionado com um Ferrari. Gosto das coisas simples da vida, um olhar, um sorriso, um simples gesto. Adoro amar, como gosto de ser amado. Não troco o meu leitor DVD por uma PlayStation, no entanto trocaria um filme por uma bela fotografia.

Não sou complexo, apenas perplexo... tudo depende do ponto de vista.

[...] Farto de escrever... | pausa II

~~~


No meio de tudo isto, tenho este lugar cibernético. Um recanto pontualmente actualizado, apontado como um blog, mantenho a minha ideia que antes de ter esta pretensão, considero que é antes de mais nada um simples sítio web onde escrevo, descrevo, apresento, coloco perguntas, dúvidas e afirmações. Com os textos, coabitem vários espaços representativos do meu Espaço.

Talvez seja o lugar mais sensato para me conhecer... Ou pelo menos, iniciar-se nesta longa viagem que é o meu Ser...
[...] Farto de escrever..| stop .

Correio.electrónico:
mail AT ruben-alves PONTO com

Telefone:
919.181.***

A minha Página no Twitter.


creative commons