class main AboutMe { exec(); }
No me recordo se j falei do NTP neste site, pelo menos, sei que cheguei a elaborar o texto sobre o assunto. Mas pelo que vi, ainda nada foi publicado.
O que NTP? acima de tudo um protocolo de rede (Network Time Protocol), que permite aos relgios que tem a capacidade de estarem interligados rede (Pc, Mac, Pocket PC etc..) partilharem todos a mesma hora.
Parecendo que no, mas todos vivemos com horas diferentes! De certa forma at tem a sua piada, porque provoca falhas de sincronismo, e de facto um comportamento humano (It's not a Bug, it's a feature :P). No entanto, no mundo da informtica at d jeito todos os computadores estarem com a mesma hora. Nem que seja uma questo de leitura de logs. Mas o principio bsico, se os humanos podemos (e at faz-nos bem viver com falta de sincronismo), para os nossos amigos dos bytes certamente "vital" (esta palavra est entre aspas, porque o termo vital no fica bem quando se fala de computadores).
Por isso vamos a isso! Por norma, em ambientes Windows, j est tudo preparado para acertar hora via NTP. Basta clicar nos botes at chegarem a parte de acertar a hora com "internet time" seleccionar um servidor (acho que mesmo o NTP server da M$). Para Linux, um pouco diferente. H distribues, como Ubuntu, trazem uma brincadeira semelhante ao Windows, onde apenas necssrio descarregar um pacote (mas o S.O. faz tudo sozinho, como um grande!). Para as outras, ou para servidor, ou mesmo para os mais determinados em fazer tudo com a consola, sempre podem seguir uma destas formas, aproveitando o ntpdate que j vem por defeito em quase todas as distribuio do Linux.

O comando bsico: ntpdate nome.do.servidor.com (realizar esta operao com privilgios root)

Pessoalmente, tenho o NTP actualizado de hora em hora. Para tal, nada de mais fcil, colocar um script no cron.hourly com a ordem para actualizar a hora do sistema de 60 em 60 minutos. Poderia fazer isso de ms a ms, mas homem que homem, actualiza com NTP de hora em hora :P

#!/bin/sh
data=`date +%Y%m%d`
touch /home/ruben/$data
ntpdate 194.117.9.136 >> "/home/ruben/$data"


Basicamente, isto cria um ficheiro com o data (ex: 20080409) na minha pasta "home" com todas as actualizaes via NTP. No meu caso, preferi fazer desta forma, porque precisava de ver o resultado registado de hora em hora. No entanto, ningum obriga em fazer registos (esta foi ironia :P). importante salientar que estou a usar um IP Portugus. Mas existem outros servidores pblicos. s procurar um pouco que facilmente encontra-se.

Resultado:
ruben@aioros:~$ sudo ntpdate 194.117.9.136
9 Apr 00:41:58 ntpdate[18466]: adjust time server 194.117.9.136 offset 0.000742 sec




Sem comentário, seja o primeiro! | Publicado por Ruben Alves @ 09/04/08 00:50
Escrever um comentário ao texto: "Servidores.do.tempo.NTP"
Nome*:
E-mail*:
Página web
(não obrigatório):
"Quanto dá dez mais Catorze"
(Resposta: 20,22 ou 24?)*:
Mensagem*:


  LTIMO MS: Agosto 2011

  Sobre.Pessoas.pt (21/08/11)
  Pensamento.dia.em.pleno.Agosto.pt (18/08/11)
  E foi assim que... (18/08/11)
  Julho.em.Imagens.2011 (18/08/11)

  TEXTOS EM ALTA!

  iPhone5 - my predictions.com (07/03/11)
  parvo.que.sou.pt (22/02/11)
  2G,3G,4G e agora 5G! (08/02/11)
  Novo.Projecto:Pedra-alta.com (01/02/11)
  website.updates-status-v1.pt (30/01/11)



FOTOGRAFIA ALEATÓRIA: Desespero

Desespero

Ruben... Quem sou? Nascido em Novembro de 1980, Sagitáriano puro e duro com ascendente Aquário. Sou canhoto, adoro arte, computadores, fotografia, redes, programação, design, música. Odeio futebol, bacalhau e injustiça.

Neste momento sou um Jovem de 30 anos, curioso pela vida, curioso por tudo o que mexe, tudo que respira, que faça ruídos. Encanto-me facilmente com uma gota de água a bater no vidro mas não fico impressionado com um Ferrari. Gosto das coisas simples da vida, um olhar, um sorriso, um simples gesto. Adoro amar, como gosto de ser amado. Não troco o meu leitor DVD por uma PlayStation, no entanto trocaria um filme por uma bela fotografia.

Não sou complexo, apenas perplexo... tudo depende do ponto de vista.

[...] Farto de escrever... | pausa II

~~~


No meio de tudo isto, tenho este lugar cibernético. Um recanto pontualmente actualizado, apontado como um blog, mantenho a minha ideia que antes de ter esta pretensão, considero que é antes de mais nada um simples sítio web onde escrevo, descrevo, apresento, coloco perguntas, dúvidas e afirmações. Com os textos, coabitem vários espaços representativos do meu Espaço.

Talvez seja o lugar mais sensato para me conhecer... Ou pelo menos, iniciar-se nesta longa viagem que é o meu Ser...
[...] Farto de escrever..| stop .

Correio.electrónico:
mail AT ruben-alves PONTO com

Telefone:
919.181.***

A minha Pgina no Twitter.


creative commons