class main AboutMe { exec(); }
Já repararam na proliferação da sucessão de letras TUGA? Apesar de ser uma palavra com mais de cem anos, usada e abusada nos anos 60, foi ao longo dos anos perdendo da sua força. Mas hoje em dia parece que virou moda novamente, tuga aqui, tuga ali, é tuga por tudo e por nada. Tuga, tuga, tuga e mais tugas! Sinceramente, há questão de 3 ou 4 anos atrás quase ninguém usava isso, já se falava em tuga, mas hoje é um absurdo. Até o meu primo com 15 anos já diz “tuga”. Mas já alguém pensou no significado do tuga?
Pela lógica, é um diminutivo de Portuga. Agora, usar o termo Tuga como sinónimo de Português é que me choca um pouco. Frases como “Eu sou Tuga”, “Beijinhos dos Tugas”, “Os tugas são sempre os mesmos”, “Feito à moda Tuga”, “Tugas, esses apreciadores de Jazz”.... entre tantas outras frases...
Tal como eu, não acham que o termo tuga acaba por trazer com ele uma conotação bastante pejorativa? Por exemplo, voltando à parte dos “beijinhos dos tugas”, a frase completa era:

Temos saudades vossas, esperamos que a viagem tenha corrido bem, um beijinho daqui dos tugas

Porquê insistir no termo tuga no fim? A frase poderia comportar-se lindamente sem a parte final “daqui dos tugas”, porquê colocar “tugas” e não por “malta” ou “família” ? Cada vez mais, a imagem do tuga é  a imagem do bigodeiro, no confim da sua rua, com a sua caneca de tinto, peitaça à mostra, desdentado, com a floresta tropical a esconder um símbolo religioso. O termo tuga é igualmente usado em contextos desfavoráveis, onde se quer demonstrar uma conotação de errado ou falhado.

Apesar disso, reparo com algum "lirismo" que de facto, existe cada vez mais a segunda vertente do termo Tuga, como sinónimo completo à palavra “português”. Existe hoje uma manada de sites com o o termo tuga la dentro. Tugafilmes, tuga.pt, tuga.blog.qqcoisa.com, sexo-tuga, tugalandia etc... Esta moda do termo tuga está definitivamente de volta, acrescentando um valor moderno, fashion. Dizer tuga em vez de português agora é fixe! Tuga só tem 4 letrinhas, cabe tão bem numa SMS de 160 caracteres, num domínio (tuga.com, net, pt etc..) e dá um ar que combina bem com óculos amarelos e gel. Há palavras que entram assim no nosso dia à dia como quem não quer a coisa.
Sinceramente não entendo esta associação, de vários sites de qualidade com o termo tuga! Será que por ser assim tão prático de usar, as pessoas deixaram de dar importância à sua conotação?
Pessoalmente, ainda conservo a imagem mental da palavra tuga com um sentido negativo, logo ainda não me habituei em ver a palavra Tuga com um logotipo... O que vale é que sou um tuga no meio de tantos outros :P


E como não minto, aqui vai um test drive no mundo tuga cibernético googlesco :P


Sem comentário, seja o primeiro! | Publicado por Ruben Alves @ 28/03/08 20:35
Escrever um comentário ao texto: "Tuga.pt"
Nome*:
E-mail*:
Página web
(não obrigatório):
"Quanto dá dez mais Catorze"
(Resposta: 20,22 ou 24?)*:
Mensagem*:


  ÚLTIMO MÊS: Agosto 2011

  Sobre.Pessoas.pt (21/08/11)
  Pensamento.dia.em.pleno.Agosto.pt (18/08/11)
  E foi assim que... (18/08/11)
  Julho.em.Imagens.2011 (18/08/11)

  TEXTOS EM ALTA!

  iPhone5 - my predictions.com (07/03/11)
  parvo.que.sou.pt (22/02/11)
  2G,3G,4G e agora 5G! (08/02/11)
  Novo.Projecto:Pedra-alta.com (01/02/11)
  website.updates-status-v1.pt (30/01/11)



FOTOGRAFIA ALEATÓRIA: Rotas

Rotas

Ruben... Quem sou? Nascido em Novembro de 1980, Sagitáriano puro e duro com ascendente Aquário. Sou canhoto, adoro arte, computadores, fotografia, redes, programação, design, música. Odeio futebol, bacalhau e injustiça.

Neste momento sou um Jovem de 30 anos, curioso pela vida, curioso por tudo o que mexe, tudo que respira, que faça ruídos. Encanto-me facilmente com uma gota de água a bater no vidro mas não fico impressionado com um Ferrari. Gosto das coisas simples da vida, um olhar, um sorriso, um simples gesto. Adoro amar, como gosto de ser amado. Não troco o meu leitor DVD por uma PlayStation, no entanto trocaria um filme por uma bela fotografia.

Não sou complexo, apenas perplexo... tudo depende do ponto de vista.

[...] Farto de escrever... | pausa II

~~~


No meio de tudo isto, tenho este lugar cibernético. Um recanto pontualmente actualizado, apontado como um blog, mantenho a minha ideia que antes de ter esta pretensão, considero que é antes de mais nada um simples sítio web onde escrevo, descrevo, apresento, coloco perguntas, dúvidas e afirmações. Com os textos, coabitem vários espaços representativos do meu Espaço.

Talvez seja o lugar mais sensato para me conhecer... Ou pelo menos, iniciar-se nesta longa viagem que é o meu Ser...
[...] Farto de escrever..| stop .

Correio.electrónico:
mail AT ruben-alves PONTO com

Telefone:
919.181.***

A minha Página no Twitter.


creative commons