class main AboutMe { exec(); }
Explicar o que são RSS é um pouco como complexo. Não que o seu objectivo o seja, mas sim pela confusão de versões e pelo seu conceito. Apear de se ouvir imenso falar no dias de hoje, trata-se de uma tecnologia já bastante antiga (alias, todas as tecnologias antigas estão na moda, depois um dia explico o porquê destas palavras....) que para todos os efeitos nasceu em Janeiro 1999! Não só nasceu, como deu-se logo uso no site da Netscape (por falar nisso, RIP Netscape), pouco tempo depois, sítios como CNN, REUTERS ou mesmo BCC. Pouco depois, com a mania dos blogues, sites sociais, forums, a sua expansão foi simplesmente exponencial.

Mas afinal o que são as RSS? Para ser claro, trata-se de Fluxos de Informação. O significado das letras muda consoante a versão em questão:
  • Rich Site Summary (RSS 0.91)
  • RDF Site Summary (RSS 0.9 e 1.0)
  • Really Simple Syndication (RSS 2.0)
Neste site, decidi implementar a versão 2.0, porque é mais flexível e adapta-se melhor ao que pretendo fazer. Para o utilizador final, vai tudo dar ao mesmo, nem sabe, nem precisa de saber qual é a versão em uso.

Mas afinal para que servem as RSS? Para ser novamente claro, as RSS servem para partilhar a informação entre dois pontos - emissor -> receptor. O primeiro é geralmente um servidor web que aloja  um sítio que disponibiliza as RSS, o segundo pode variar, e é aí que está a magia de tudo isso! Tratando de um simples ficheiro de texto, acaba por poder ser lido por qualquer dispositivo que tenha acesso a Internet, isto incluí  navegador Internet (Firefox, Internet Explorer), cliente de e-mail (no meu caso uso o Thunderbird), programas específicos para receber RSS, aplicações (widgets), telemóveis (alguns Nokia, iPhone entre outros). Por exemplo, para os mais "sortudos" que tem o Windows Vista, terão certamente reparado que existe na coluna da direita uma opção para adicionar fluxos RSS. A grande ideia por trás deste conceito é que a informação vai até ao utilizador, e não ao contrário como acontece numa página web. Pondo na prática esta ideia, imaginem uma aplicação que tenha várias RSS Feeds registadas (notícias, desporto, tecnologia, imagens etc..), mal se conecta a Internet, a aplicação liga-se a todos os sítios dos RSS e coloca-lhe a sua frente todas as últimas actualizações. As RSS não são apenas uma questão de moda, é de facto algo que se vai tornar algo "por defeito" em todos os sítios web dinâmicos, porque é de facto realmente prático.

Voltando ao meu recanto, estive a programar 3 fluxos RSS que vão buscar em tempo real tudo o que for feito de novo neste site:

- Informação teórica sobre RSS Feeds:  http://pt.wikipedia.org/wiki/RSS
- Programa que permite ler RSS em Windows: http://www.feedreader.com/
- Programa que permite ler RSS em Mac: http://www.pixelatedsoftware.com/products/pixelnews/index.html
- Programa que permite ler RSS em Linux: http://liferea.sourceforge.net/
- Plugin para o outlook que permite ler RSS: http://www.intravnews.com/
- Google Reader (receber e ler feeds online): http://www.google.com/reader/view/
- E claro, sempre podem usar o Thunderbird, que suporta nativamente as RSS Feeds, o que ao meu ver acaba por ser o mais prático, porque reúne "e-mail"+"RSS Feeds". A nova versão do Internet Explorer também suporta fluxos RSS, no entanto, gostaria de meter o dedo da ferida, indicando, que o Firefox já os suporta nativamente desde do início.


Bons ventos  e bom fim de semana para todos!

Sem comentário, seja o primeiro! | Publicado por Ruben Alves @ 12/01/08 13:59
Escrever um comentário ao texto: "rss.localhost"
Nome*:
E-mail*:
Página web
(não obrigatório):
"Quanto dá dez mais Catorze"
(Resposta: 20,22 ou 24?)*:
Mensagem*:


  ÚLTIMO MÊS: Agosto 2011

  Sobre.Pessoas.pt (21/08/11)
  Pensamento.dia.em.pleno.Agosto.pt (18/08/11)
  E foi assim que... (18/08/11)
  Julho.em.Imagens.2011 (18/08/11)

  TEXTOS EM ALTA!

  iPhone5 - my predictions.com (07/03/11)
  parvo.que.sou.pt (22/02/11)
  2G,3G,4G e agora 5G! (08/02/11)
  Novo.Projecto:Pedra-alta.com (01/02/11)
  website.updates-status-v1.pt (30/01/11)



FOTOGRAFIA ALEATÓRIA: Shared Moment...

Shared Moment...

Ruben... Quem sou? Nascido em Novembro de 1980, Sagitáriano puro e duro com ascendente Aquário. Sou canhoto, adoro arte, computadores, fotografia, redes, programação, design, música. Odeio futebol, bacalhau e injustiça.

Neste momento sou um Jovem de 30 anos, curioso pela vida, curioso por tudo o que mexe, tudo que respira, que faça ruídos. Encanto-me facilmente com uma gota de água a bater no vidro mas não fico impressionado com um Ferrari. Gosto das coisas simples da vida, um olhar, um sorriso, um simples gesto. Adoro amar, como gosto de ser amado. Não troco o meu leitor DVD por uma PlayStation, no entanto trocaria um filme por uma bela fotografia.

Não sou complexo, apenas perplexo... tudo depende do ponto de vista.

[...] Farto de escrever... | pausa II

~~~


No meio de tudo isto, tenho este lugar cibernético. Um recanto pontualmente actualizado, apontado como um blog, mantenho a minha ideia que antes de ter esta pretensão, considero que é antes de mais nada um simples sítio web onde escrevo, descrevo, apresento, coloco perguntas, dúvidas e afirmações. Com os textos, coabitem vários espaços representativos do meu Espaço.

Talvez seja o lugar mais sensato para me conhecer... Ou pelo menos, iniciar-se nesta longa viagem que é o meu Ser...
[...] Farto de escrever..| stop .

Correio.electrónico:
mail AT ruben-alves PONTO com

Telefone:
919.181.***

A minha Página no Twitter.


creative commons