class main AboutMe { exec(); }
Simplesmente 4 letrinhas: VOIP, ou seja Voice Over IP.
Basicamente, traduzindo para "Camonês" dá algo como  "voz sobre IP". Mas o quê que isto quer dizer ao certo? Como é que se mete uma voz sobre um IP? Aí teríamos que entrar em detalhes protocolares onde teria que falar em SIP e SAP2, mas talvez deixe isso para outro dia... O que é importante saber é que é possível através de uma rede IP (a Internet é uma rede sobre IP, alias, já é a versão 4, e em vias de ser adoptado a versão 6, também posso deixar isso para outro dia) colocar um protocolo qualquer que nos permita falar e ter conversas directamente pela rede. Ou seja, bye bye rede telefónica tradicional! Com uma ligação a Internet e dois telefones VOIP é possível ter conversas de qualquer lado do mundo de forma totalmente gratuitas, tudo passando pela Internet! Fantástico não é?
A pergunta iminente é: "Mas porquê que isto ainda não está em todas as casas?".Bem, nem tudo é cor de rosas neste mundo. Na teoria tem com sabor e cheiro a rosas, mas na prática tem outro sabor... Para que isto seja possível, temos que ter um número (pois... sem isso impossível ser contactado), e para termos um número é preciso estarmos todos numa base de dados de números, logo serviço centralizado. Mas como é Internet também há outras formas, mas não vou expandir ainda mais o assunto.
Ou seja, a guerra aos utilizadores de serviços VOIP incrementa diariamente e para isso existe uma arma poderosa: o preço. Com VOIP, é possível fazer chamadas VOIP -> VOIP, ou VOIP -> Telefone Fixo ou bem VOIP -> Telefone móvel a preços bem mais interessantes do que o serviço tradicional. E neste mercado existe grandes fornecedores de acesso: o sapinho, a netcabo, clix e afins. Mas também existem empresas dedicadas a isso: Netcall (empresa portuguesa, clap clap clap), e claro o monstro do VOIP no mundo, o Sr. Skype!
O Skype, simplesmente permite a existência de telefones físicos terem acesso a rede Skype (aquela rede com números de telefone próprios) como também permite a existência dos chamados softphone efectuarem chamadas. Um Softphone, é um telefone virtual no computador. Ou seja, consigo com o softphone fazer chamadas para os números skype gratuitamente, e também fazer chamadas para redes fixas (mediante pagamento claro). Tal como o MSN é para as mensagens instantâneas, o Skype é para as chamadas de voz sobre IP entre utilizadores Skype.
Mas o melhor do Skype, não é só o serviço, mas como também o facto de estar disponível para todos os sistemas operativos. Diga-se de passagem, que no meu caso bastou instalar o pacote preparado para Ubuntu, instalei e ficou a funcionar. É de uma simplicidade extrema :)
Por fim, fica o resultado da minha instalação, um login para skype, um softphone em Linux, um meio para fazer chamadas para o Porto (e não só) a Borlix :)
O próximo passo é a compra um telefone wifi Skype, ligar ao router wireless e ter um telefone de verdade em casa quase tutti de borla :)

Mais infos em: http://www.skype.pt


Sem comentário, seja o primeiro! | Publicado por Ruben Alves @ 21/12/07 04:42
Escrever um comentário ao texto: "voipamento.pt"
Nome*:
E-mail*:
Página web
(não obrigatório):
"Quanto dá dez mais Catorze"
(Resposta: 20,22 ou 24?)*:
Mensagem*:


  ÚLTIMO MÊS: Agosto 2011

  Sobre.Pessoas.pt (21/08/11)
  Pensamento.dia.em.pleno.Agosto.pt (18/08/11)
  E foi assim que... (18/08/11)
  Julho.em.Imagens.2011 (18/08/11)

  TEXTOS EM ALTA!

  iPhone5 - my predictions.com (07/03/11)
  parvo.que.sou.pt (22/02/11)
  2G,3G,4G e agora 5G! (08/02/11)
  Novo.Projecto:Pedra-alta.com (01/02/11)
  website.updates-status-v1.pt (30/01/11)



FOTOGRAFIA ALEATÓRIA: Não precisas de ter asas para voar...

Não precisas de ter asas para voar...

Ruben... Quem sou? Nascido em Novembro de 1980, Sagitáriano puro e duro com ascendente Aquário. Sou canhoto, adoro arte, computadores, fotografia, redes, programação, design, música. Odeio futebol, bacalhau e injustiça.

Neste momento sou um Jovem de 30 anos, curioso pela vida, curioso por tudo o que mexe, tudo que respira, que faça ruídos. Encanto-me facilmente com uma gota de água a bater no vidro mas não fico impressionado com um Ferrari. Gosto das coisas simples da vida, um olhar, um sorriso, um simples gesto. Adoro amar, como gosto de ser amado. Não troco o meu leitor DVD por uma PlayStation, no entanto trocaria um filme por uma bela fotografia.

Não sou complexo, apenas perplexo... tudo depende do ponto de vista.

[...] Farto de escrever... | pausa II

~~~


No meio de tudo isto, tenho este lugar cibernético. Um recanto pontualmente actualizado, apontado como um blog, mantenho a minha ideia que antes de ter esta pretensão, considero que é antes de mais nada um simples sítio web onde escrevo, descrevo, apresento, coloco perguntas, dúvidas e afirmações. Com os textos, coabitem vários espaços representativos do meu Espaço.

Talvez seja o lugar mais sensato para me conhecer... Ou pelo menos, iniciar-se nesta longa viagem que é o meu Ser...
[...] Farto de escrever..| stop .

Correio.electrónico:
mail AT ruben-alves PONTO com

Telefone:
919.181.***

A minha Página no Twitter.


creative commons